Vote no "Craque da Galera" da 6ª COPA ADEM DE FUTSAL 2013!

sábado, 22 de setembro de 2012

Pioneiro no handebol, time da Ilha de Marajó-PA conta aventura na viagem

Após 15 horas de barco de Melgaço até Belém, alunos-atletas têm uniformes extraviados, mas resolvem o problema cinco minutos antes da estreia nas OEs

Por Ana Carolina Fontes Poços de Caldas, MG
Time de handebol da Escola Tancredo Neves, de Melgaço, na Ilha de Marajá, nas Olimpíadas Escolares (Foto: Ana Carolina Fontes)Pioneiro, handebol da Escola Tancredo Neves é de
Megaço, Ilha de Marajó (Foto:Ana Carolina Fontes)
No ano passado, o time de handebol da Escola Tancredo Neves, de Melgaço, na Ilha de Marajó, fez história nas Olimpíadas Escolares de João Pessoa, ao ser a primeira a representar o Pará no torneio. Em Poços de Caldas, assim como em 2011, os marajoaras perderam as duas partidas e se despediram ainda na fase de grupos. Mas antes mesmo de entrar em quadra, eles viveram uma aventura que quase os tirou da disputa. Após 15 horas de barco até Belém do Pará, os estudantes perceberam que os seus uniformes haviam sido extraviados na viagem.
O pânico foi imediato. Ainda na capital, conseguiram comprar algumas camisetas, mas ainda assim, precisavam do nome do colégio e os número dos atletas estampados, de acordo com as regras da competição. Não deu tempo de resolver a situação antes de pegar o ônibus rumo a Minas Gerais, onde se passaram mais de 40 horas, sem saber se conseguiriam estar prontos para estreia. Eles chegaram na cidade mineira de madrugada e iriam entrar em quadra pela manhã. E apenas cinco minutos antes de soar o apito, o professor entrou em quadra com os uniformes prontos.
- A organização nos informou que se não tivéssemos os uniformes numerados e com o nome da escola, poderíamos até jogar, mas não iríamos pontuar. Acabou que deu tudo certo na última hora. Infelizmente, não conseguimos passar para a próxima fase, mas já é uma vitória estar aqui. Passamos por uma seletiva com várias cidades do Pará e vamos seguir treinando. Como diz o nosso técnico, a repetição leva à perfeição - afirmou Patrick Souza, de 14 anos, que participa do campeonato pela primeira vez. Os marajoaras foram derrotados pelo EBM Baselisse Virmon (SC) por 31 a 18, na estreia, e nesta quinta-feira, caiu novamente, dessa vez diante do Castro Alvez (ES), por 31 a 19.
Bruno Arthur, Marcos e Tiago nas Olimpíadas Escolares de Poços de Caldas (Foto: Ana Carolina Fontes)Bruno Arthur, Marcos e Tiago nas Olimpíadas Escolares de Poços de Caldas (Foto: Ana Carolina Fontes)
Localizada na foz do rio Amazonas, a Ilha de Marajó, que já foi chamada de "Marinatambal" pelos indígenas e "Ilha Grande de Joannes", nos tempos coloniais, compreende uma área de mais de 40 mil quilômetros. A maior ilha fluviomarítma do mundo se destaca ainda como o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil, com 600 mil cabeças. O arquipélago tem cerca de três mil ilhas e ilhotas e as viagens entre cidades como Afuá, Anajás, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Melgaço, Ponta das Pedras, Santa Cruz do Arari, São Sebastião da Boa Vista e Soure, são realizadas de barco.
  •  
Nosso maior meio de locomoção são os barcos, uma viagem de 10 horas é considerada normal, estamos acostumados. A parte mais cansativa da viagem até Poços de Caldas foi a estrada, atravessamos o Brasil inteiro"
Matheus Viegas
- Nosso maior meio de locomoção são os barcos, uma viagem de 10 horas é considerada normal, estamos acostumados. Nos cansamos bem mais de andar de ônibus do que de barco. A parte mais cansativa da viagem até Poços de Caldas foi a estrada, atravessamos quase o Brasil inteiro, passamos por Alagoas, Maranhão, Tocantins, Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Parávamos apenas para fazer as refeições por 30 minutos, tomávamos um banho por dia nos postos. Ainda estamos cansados, mas valeu a pena. Agora já estamos com saudades de comer o nosso açaí com mandioca - contou Matheus Viegas, que disputou as Olimpíadas Escolares pela segunda vez seguida.
A Escola Tancredo Neves já venceu três vezes a disputa da região e conquistou o bicampeonato paraense na competição. No caminho até a etapa nacional, a equipe venceu o torneio regional, que contou com dez equipes das diversas cidades do arquipélago, entre elas, equipes da capital econômica, Breves, e da capital turística, Soure, classificando-se para a seletiva estadual, disputada na capital do estado. Os campeões de cada um dos nove torneios regionais se enfrentaram em Belém. Mais de seis mil alunos-atletas participaram dos regionais paraenses somente no handebol masculino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário